Maquiagem

Sobrancelhas: 4 passos para corrigir falhas e fugir do efeito artificial

Se você não curte o visual pesado e gráfico, siga essas dicas para valorizar a textura real dos fios com técnicas de preenchimento que garantem leveza e destaque ao olhar

Por Gui Takahashi

As sobrancelhas supermarcadas, desenhadas com linhas rígidas e preenchimento total, foi uma trend forte e virou estilo perene para muitas adeptas. No entanto, se você prefere a direção oposta, com efeito mais “natural”, que respeita a arquitetura do rosto e foge do aspecto pesado, tenho dicas.

Para conquistar esse visual mais leve, o segredo não está necessariamente na ausência de maquiagem, mas na técnica correta de aplicação e correção.

A seguir, listei quatro dicas essenciais para conquistar sobrancelhas polidas, preenchidas e imperceptivelmente corrigidas.

1. A técnica do fio a fio manual

O primeiro erro ao tentar corrigir falhas é criar um traço contínuo e rígido nas bordas (inferior ou superior) do arco. Para um resultado orgânico, a mão deve ser leve. Utilize um lápis de ponta fina para desenhar pequenos traços curtos no sentido do crescimento do pelo, simulando fios reais. Uma boa dica é usar uma escovinha para “abrir caminho” entre os pelos existentes, revelando onde exatamente a correção é necessária.

2. O acabamento esfumado

A precisão é importante, mas a suavidade é fundamental. Após desenhar os novos fios com o lápis, utilize um pincel fino e limpo ou uma escovinha de sobrancelhas para esfumar delicadamente os traços. Esse passo retira o excesso de pigmento e funde a maquiagem com a pele e os pelos, eliminando qualquer marcação gráfica evidente.

3. O efeito degradê

Nada entrega mais o artifício da maquiagem do que um início de sobrancelha quadrado e saturado de cor. Para garantir leveza, mantenha o início, a região próxima ao nariz, minimamente preenchido. A intensidade da cor deve ser gradual, começando muito suave e ganhando definição apenas do meio para o final da cauda. Esse degradê é o que confere mais naturalidade ao visual.

4. Textura e fixação com Brow Gel

Por fim, a maquiagem não está completa sem textura. O uso de um brow gel (gel de sobrancelhas) incolor ou com cor é indispensável para pentear e fixar os fios no lugar. Além de manter o design alinhado o dia todo, o gel adiciona um brilho saudável que imita a vitalidade natural do pelo.

Gui Takahashi é jornalista de beleza há mais de 10 anos. Ela foi editora sênior de beleza de títulos internacionais como Marie Claire e colunista na revista Glamour. Ao longo de sua tragetória, gerenciou o branded content de uma das maiores multinacionais brasileiras de cosméticos e perfumaria. Em seu currículo, tem extensão em jornalismo de beleza pela FAAP, cursos profissionais de maquiagem na Escola Madre e é avaliadora olfativa pela Paralela Escola Olfativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *